terça-feira, 16 de abril de 2013

CAFÉ FILOSÓFICO 2012/2013

     O CAFÉ FILOSÓFICO é um projeto desenvolvido como atividade optativa do Programa Ensino Médio Inovador – PROEMI.  Em 2012 contemplou 160 estudantes da 1ª e 2ª Série, nos turnos matutino e vespertino, envolvendo os Componentes Curriculares: Filosofia, Sociologia, História, Artes e Língua Portuguesa.
     As ações foram realizadas no período de abril a dezembro de 2012, com dois encontros semanais com os alunos inscritos. As atividades contemplaram a pesquisa sobre cada um dos temas em estudo: A Consciência Mítica, A Ética, A Filosofia Política, O Direito;  a leitura e o debate dos livros: Divinas Aventuras, A Ética a Nicômaco, Os dez mandamentos da Ética, O Poder, O Príncipe, A República, Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil.
     Os conhecimentos produzidos no decorrer do Projeto foram apresentados à Comunidade Escolar e Convidados em três edições, onde os estudantes fizeram exposição oral dos objetivos, justificativa e metodologia de trabalho do projeto, sínteses dos livros lidos através de slides, cantaram, recitaram.
     A cada edição convidamos um palestrante para debater sobre o tema em pauta.
     Para visualizar mais fotos clique aqui.


Marta Betânia de Freitas Lima
Professora de Filosofia

terça-feira, 9 de abril de 2013




TJ DECIDE OBRIGAR GOVERNO A PAGAR HORAS EXTRAS A PROFESSORES DO ESTADO, SÃO 16 HORAS POR MÊS PARA CADA DOCENTE.


  O Governo do Estado foi obrigado a pagar 16 horas extras por mês para cada professor da rede pública estadual de ensino. A determinação é retroativa a 2008. A decisão liminar foi do desembargador Claudio Santos. A ação foi assinada pelo advogado Carlos Gondim que representa o Sindicato dos Trabalhadores em Educação.
  “Diante do exposto, exercendo o juízo de retratação, defiro, em parte, o pedido de antecipação da tutela recursal, para determinar que o Estado do Rio Grande do Norte remunere os professores por mais 04 horas de trabalho, tendo como base o valor da hora normal, como já explicitado, até que se efetive o direito à carga horária de 30 (trinta) horas, sendo 20 (vinte) horas em sala de aula e 10 (dez) honras para atividades extraclasse, como previsto na lei de regência”, diz o desembargador na decisão.
  A ação foi originada porque a lei que instituiu o Piso Nacional do Professor definiu que o docente deve cumprir dois terços da carga horária em sala de aula e um terço em atividade extra classe, como corrigir provas e qualificação.
  O Sindicato dos Trabalhadores em Educação acionou judicialmente o Estado porque os professores da rede pública estavam cumprindo 24 horas em sala de aula e 6 horas na atividade extra. “A carga horária do professor é de 30 horas, ele (o docente) está dando 4 horas a mais em sala de aula”, explicou o advogado Carlos Gondim.
  O pleito inicial era uma liminar para instituir as 20 horas em sala e outras dez para as tarefas extras. No entanto, o juiz de primeira instância Airton Medeiros negou o pedido. No recurso ao Tribunal de Justiça, o desembargador Claudio Santos analisou que limitar a carga horária na sala de aula a 20 horas traria grande transtorno no planejamento da rede e, a partir disso, determinou o pagamento das horas extras. No total, são quatro horas por semana, ou seja, 16 horas semanais para cada professor.
  O cálculo será retroativo a 2008.
  A decisão é passível de recurso do Governo do Estado.

Republico Postagem do Jornal Tribuna do Norte em  08/04/2013.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

NOTA DE FALECIMENTO

    É com grande pesar que comunicamos o falecimento da Srª MARIA MAIA DE LIMA, ocorrido no dia 06/04/2013 (sábado).
    A Srª MARIA MAIA DE LIMA era mãe da nossa colega de trabalho, a Srª Antonia Lima Fernandes.
    O seu sepultamento aconteceu no dia 07/04/2013 (domingo), na cidade de São Francisco do Oeste.
    Nossos sentimentos e expressões de conforto aos familiares e amigos(as).

quarta-feira, 3 de abril de 2013

PARABÉNS PELA APROVAÇÃO NO VESTIBULAR DE DIREITO DA UERN

    
    Nós da Escola Estadual Dr. José Fernandes de Melo, parabenizamos o nosso companheiro de trabalho, Prof. Valderi Idalino pela sua aprovação no vestibular 2013, Curso de Direito da UERN em Nova Cruz-RN. 
     Desejamos sucessos em sua nova caminhada.

terça-feira, 2 de abril de 2013

CONVITE

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ FERNANDES DE MELO
        Nos dias 3, 4 e 5/4/2013 esta escola apresentará à comunidade de Pau dos Ferros as atividades que foram desenvolvidas no proEMI/2012. E este é o motivo de nosso convite ser dirigido especialmente aos senhores e senhoras que tanto fazem para que tenhamos uma educação de qualidade. Para visualizar o convite completo Clique Aqui.