terça-feira, 24 de abril de 2012

UNIFORME ESCOLAR E A IMPORTÂNCIA DO USO

    Boa parte das escolas opta pelo uso do uniforme escolar para as crianças e adolescentes. É um item prático tanto para os alunos quanto para você, já que as roupas do dia a dia são caras e desgastam com facilidade. Sem contar o fato de que os jovens sempre buscam chamar a atenção de alguma maneira e a escola se torna um desfile de moda ao invés de um local de estudos. Além disso,  usar uniforme evita situações constrangedoras como temos visto nos últimos dias na mídia, que é a escola exigir que a aluna volte para casa por estar usando roupas inadequadas ao local de estudo!
     Utilizando o uniforme; nem a escola tem do que reclamar e nem o aluno terá problemas em passar por constrangimentos!!!!
   É por isso que as escolas estabelecem que os alunos devam se vestir da mesma maneira. Os uniformes escolares; começaram a ser usados em 1890 nas escolas que formavam professores e gradativamente começaram a ser adotado em outras escolas até se tornar item essencial em qualquer estabelecimento de ensino tanto público quanto particular.
Liandra Capote e Samuel Matheus - 2º Ano "C"










     Infelizmente algumas escolas públicas já não exigem mais o uso do uniforme, antigamente era padrão toda escola particular ou pública o uso do uniforme era essencial, e ressaltamos que o uso de uniforme nunca ocasionou trauma em ninguém; ao contrário, os alunos tinham orgulho em exibir seu uniforme e dizer que faziam parte desta ou daquela escola, seja ela pública ou privada.
    Os uniformes, além de padronizar os alunos ainda trazem as cores, o nome e o símbolo da escola. Tudo de fácil identificação para quando se olhar para a peça de roupa saber de que escola o estudante é.
    Apesar dos alunos não gostarem muito dessa padronização e às vezes darem um jeito de mudar a vestimenta, o uniforme é importante já que evita que a sala de aula se transforme em um local multicolorido que chame a atenção pelas roupas e não pelo conteúdo. Além disso, usar o uniforme faz com que o aluno desenvolva o sentimento de que pertence e faz parte ativa de um grupo. Isso ajuda a desenvolver a parte social do jovem.
    Além de tudo isso, o uniforme serve para igualar todas as classes sociais dentro da escola para não haver distinção entre ricos e pobres. Todos estão lá para aprender, independente da classe social, todos são iguais e é isso que os jovens devem aprender.
     Cada escola hoje faz o modelo e tipo de uniforme que desejar. Umas escolhem saias para as meninas ou calça social para os rapazes. Mas o mais comum ainda é o uso de camisetas e tênis.
 Texto extraído do site: www.bigmae.com/uniforme-escolar-a-importancia-do-uso/

COMENTÁRIO DO BLOG:
     
     O ideal é que você valorize o seu uniforme escolar e que compreenda a importância do uso no seu dia-a-dia na escola.
     E para comprovar essa realidade de usar o uniforme escolar temos como exemplo a aluna Liandra Capote e Samuel Matheus do 2º ano "C', turno matutino desta escola que está usando a nova camiseta da farda que foi escolhida através de votação no blog da escola. 
     Nossos parabéns para todos os alunos da Escola Estadual Dr. José Fernandes de Melo que está usando o fardamento que foi aprovado e votado por todos da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário